segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Minha família!

Para que você possa me conhecer melhor, dá uma olhada nas figuras com quem divido minha vida:

Eu sou a Pretinha.

Podem me chamar de Yanca.

Não, não sou um cocô, sou um jabuti: o Clô. Presente de uma grande amiga.

Me chamo Candy, apesar de não ser assim tão doce...

Vim de agregada, sou a Charlotte.

Guardiã do terreno: Láia.

Branca.

Sou a Samira, tudo que tenho de linda, tenho de má!

Eu sou o Dingo, tímido e medroso...


Marronei.

A mais nova aquisição: Gretta!

Essa é a Sherazad, com seus lindos bebês, hoje ela já é bem velhinha e está castrada há anos.

Esse é um daqueles bebês da foto anterior, os outros foram doados. O nome dele é Jarbas, e ele está sempre disposto a comer...
Todos esses animais, com exceção da Candy e do Clô, foram adotados por mim, meu marido e pelos meus pais, pois eles haviam sido abandonados pelas pessoas em quem confiavam e de quem dependiam. Quando os animais não tem a sorte de encontrar uma família com condições de sustentá-los e cuidá-los acabam vivendo pelas ruas, sendo atacados, escurraçados, quando não morrem atropelados ou doentes. Todos os meus animais são castrados, isso evita que saiam de casa atrás de parceiros e acabem se envolvendo em brigas ou se perdendo. Sempre que tiver um animal de estimação castre-o, não precisamos de mais filhotes sem lar no mundo. Precisamos sim, achar uma família bacana para esses milhares que já estão por aí sem ninguém olhando por eles. E se encontrar filhotes ou animais feridos ou perdidos, leve-os pra casa, cuide deles e com um pequeno esforço você conseguirá encontrar um novo lar pra eles. Não compre animais, visite um abrigo de sua cidade e adote! Cada um fazendo a sua parte, teremos um futuro digno e de respeito que é o que nossos amigos merecem.

Parabéns à administração pública, antes tarde do que nunca!

Programa vai conscientizar caxienses sobre criação responsável de animais

Município, que já faz castrações e microchipagens, realizará ações em escolas a partir de março

Silvana de Castro | silvana.castro@pioneiro.com

A prefeitura de Caxias do Sul apresentou na tarde desta terça-feira o programa Posse Responsável de Animais. O município, que já realiza castração e microchipagem de cães e gatos, agora quer educar a população para que seja reduzido o número de bichos abandonados. Cartilhas e cartazes contendo informações sobre os animais, as doenças que eles transmitem e o que o futuro proprietário deve avaliar quando for adotar serão distribuídos aos moradores em março.

O programa será permanente e terá outras ações, como palestras para alunos das escolas municipais, treinamento de professores, visitas domiciliares e censo de animais. Desde 2008, o município realiza castração para coibir a proliferação de cães e gatos. A partir de dezembro de 2010, passou a fazer também a microchipagem. O procedimento, que consiste em implantar informações embaixo da pele dos bichos, ajuda a identificar aqueles que são encontrados na rua e seus donos. No primeiro mês, foram realizadas 700 microchipagens.

O programa de posse responsável pretende ainda diminuir ataques a pessoas e a transmissão de doenças. Em Caxias, em média, são registradas duas mil mordeduras por ano. Em março, deverá estar já em funcionamento o laboratório de zoonoses, no prédio da Vigilância Ambiental. Ali poderão ser conhecidas doenças que os animais possuem e se a areia de parques onde crianças brincam está contaminada, principalmente por verminoses.

Células comestíveis!

A 7ª série adorou o conteúdo de citologia, e com razão, eles elaboraram modelos de células deliciosas utilizando somente materiais comestíveis. Cada uma das organelas foi devidamente representada e sua função explicada durante a apresentação do trabalho. Alguns grupos utilizaram como modelo pizzas, doces ou salgadas, outros fizeram em forma de sanduíche, teve também bolos, pavês e meleca super doce. Mas o melhor foi o fim quando todos se lambuzaram e degustaram suas invenções. (2010)











A prática leva à perfeição!

Mais importante do que falarmos e estudarmos sobre um determinado assunto em ciências, é colocar a mão na massa e dar o exemplo, isso se aplica muito bem aos conteúdos relacionados à ecologia e à posse responsável de animais. Pensando nisso, uma das atividades que realizei com os meus alunos da 6ª série, foi fazer a limpeza de uma área verde (Bacia de captação Complexo Dal Bó) e visitar a sede da ong Soama, levando donativos recolhidos na escola. Para as duas tarefas contei com o apoio da Codeca (empresa responsável pela limpeza da cidade que cedeu sacos de lixo e alguns coletores para auxiliarem as crianças) e da Patram (Pelotão de Patrulhamento Ambiental da Brigada Militar, que nos acompanhou e falou aos alunos sobre a importância de nossas ações cotidianas para o futuro do planeta). Eles amaram a experiência e eu não vejo a hora de repetí-la! (2008)









Palestras na escola complementam a aprendizagem.

Sempre que possível procuro trazer para a escola palestrantes que dominem assuntos relacionados aos conteúdos que estão sendo abordados em aula. Essa prática me mostrou que o interesse dos alunos cresce já que eles tem uma "autoridade" naquele assunto com conhecimento para responder às suas dúvidas. Entre as palestras que valeram muito à pena posso destacar:
  • Palestra com nutricionista para a 7ª série durante o desenvolvimento do assunto: Sistema Digestório e Nutrição. A palestrante abordou vários temas de interesse deles como os perigos do consumo de bebidas energéticas com ou sem álcool. (2010)

  • Palestra com Pelotão de Patrulhamento Ambiental da Brigada Militar (Patram) falando sobre direitos dos animais e da flora, para as turmas de 6ª série. O grande interesse em perguntar, contar experiências próprias e a sensibilização que as imagens causaram foram provas de que a experiência foi muito positiva. (2010)
  • Palestra com voluntária da Soama que é uma ong que recolhe, trata, castra e doa animais abandonados.

Esses são os verdadeiros autores desse blog: meus queridos!










Essas fotos são de viagens de estudo do Colégio Murialdo de Ana Rech, onde leciono desde 2008. Esses bebês que aparecem nas fotos já cresceram e alguns não são mais meus alunos, mas marcaram minha vida de forma positiva, cada um com o seu jeitinho! Sem processo, gente, sei que vocês estão beeem mais gatos (as) agora!