Você já abandonou um animalzinho à sua própria sorte. Já olhou no fundo do olho dele dando-lhe esperança e depois virou as costas? Já brincou com ele por um momento e depois o enxotou? Já viu um animal ferido, sedento ou faminto e fez que não viu? Já viu um animal mal cuidado e o espantou para que não ficasse próximo de sua casa? Já o chamou de sarnento, pulguento e jogou pedras ou água nele?
Todos já fizemos essas coisas... por achar que não pode fazer nada por aquele animal, ou por achar que ele não se importa, já que não entende... ou até por maldade.
O certo é que quando nos deparamos com um serzinho passando por alguma dificuldade temos uma opção a fazer: ou ajudamos ou ignoramos e o abandonamos... Alguns animais passam anos de suas vidas nas ruas sendo abandonados diversas vezes por dia, por todos aqueles cujos olhares eles procuraram e algumas vezes encontraram, mas por um período de tempo muito curto, que não foi suficiente para ele passar o apelo dele: Me ajuda!
Possui postagens de trabalhos realizados por alunos, dicas de projetos e aulas para trabalhar conteúdos relacionados às ciências, fotos de viagens de estudos e outros materiais de interesse da autora.
sábado, 28 de maio de 2011
sábado, 14 de maio de 2011
O vírus invadiram a escola!!!
Não, isso não é manchete de jornal sensacionalista, mas bem que podia ser! Porque quem andou pelos corredores da escola nas últimas semanas percebeu que eles foram invadidos por criaturas muito estranhas. Essa atividade, realizada pela 6ª série, tem o intuito de chamar a atenção da comunidade escolar para o fato dos vírus estarem em todos os ambientes a todo momento e que é nossa responsabilidade evitar o contágio e a transmissão das doenças causadas por eles, mantendo bons hábitos de higiene. Bom, isso e contar com um bom sistema imunológico, só que nessa época do ano, ele nos deixa na mão, algumas vezes, e as viroses fazem a festa. Cada dupla pode aprender mais sobre as estruturas de que o vírus é formado, e sobre a forma de transmissão e de profilaxia das doenças causadas por eles. A parte lúdica da atividade fica por conta da criatividade em representar um vírus (real ou imaginário) com sucata, podendo inventar (naqueles fictícios) inclusive os sintomas mais malucos para as doenças. Junto ao modelo foi anexado um cartaz com as informações básicas sobre o vírus que a dupla quis representar e é importante deixar claro aqueles que são fruto da imaginação muito fértil de alguns... apareceu desde viroses típicas de pais como a vontade incontrolável de trocar de carro, até o vírus da "apaixonite aguda" velha conhecida de todo mundo que já amou... não sei não, mas acho que esse foi feito com conhecimento de causa pelas meninas da dupla... ;)
Dicionário Ecológico Ilustrado - trabalho da 5ª série
Os termos ecológicos são muitos. Os conceitos de alguns desses termos podem parecer complicados. Porque o conceito de população, por exemplo, para a ecologia é bem diferente da definição dessa palavra que estamos mais acostumados a encontrar. Isso sem falar de outras palavras estranhas que lotam os livros de Ciências. Mas ter claros esses conceitos é fundamental para que possamos discutir a ecologia e tudo relacionado a ela, em sala. Por isso a 5ª série pesquisou o significado de 19 termos relacionados à ecologia e, em duplas, elaborou um dicionário ilustrado com a definição, do ponto de vista científico, de todos eles. Foi como brincar de autores, os trabalhos ficaram lindos!
Conheçam nossos hóspedes!
Finalmente chegou o dia de visitarmos nossos abrigos naturais e conhecermos as criaturinhas que procuraram alimento e proteção neles. E foram muitas! Todo tipo de insetos, aracnídeos,crustáceos (tatuzinho de jardim) e moluscos (lesmas), fungos e até umas rãs pequeninas. A atividade toda foi muito legal, se eu gostei imagina a gurizada! São atividades simples assim que nos ajudam a perceber que ocupamos o planeta junto com milhares de outros seres e não somos nós que emprestamos para eles um ambiente, e sim eles, forçadamente têm aberto mão de seus hábitats para o ser humano construir, desmatar, poluir...
Somente amamos e respeitamos o que conhecemos, e não há forma melhor de conhecer do que colocar a mão na massa... Aguardem, outras aulas desse tipo virão. Já em sala construímos um gráfico representando com desenho, todos os seres encontrados, quando estiver pronto coloco aqui as fotos.
Somente amamos e respeitamos o que conhecemos, e não há forma melhor de conhecer do que colocar a mão na massa... Aguardem, outras aulas desse tipo virão. Já em sala construímos um gráfico representando com desenho, todos os seres encontrados, quando estiver pronto coloco aqui as fotos.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Células 3D!
Outra turma optou por observar uma célula por todos os lados, construindo-as num aquário e com gel, muuuuuito gel! E ficou muito legal! As organelas foram representadas com os mais diversos materiais: massa tipo Miojo, partes de pulseiras, canudos, lã, isopor, massa de modelar, prendedores de roupa... Depois de representadas, as organelas foram identificadas por legendas e placas.
Curte o resultado... já falei que foi usado muuuuito gel? No próximo ano vou pedir patrocínio para alguma empresa de cosméticos!
Curte o resultado... já falei que foi usado muuuuito gel? No próximo ano vou pedir patrocínio para alguma empresa de cosméticos!
Assinar:
Postagens (Atom)