Eu sempre vou aparecer aqui defendendo nossos irmãos peludos (ou imberbes!). Há quem critique mas, pra mim, não há diferença entre a vida de um animal e de um ser humano (que também é um animal...), então: não há diferença entre as formas de vida que ocupam nosso planeta, todos são importantes e têm direito à vida.
Não que eu seja radical e que negue um prato de comida para uma pessoa para dá-lo a um cachorro, por exemplo. Mas sempre ergo minha voz mais alto para defender os animais ditos "irracionais" pois eles não podem falar, gritar, pedir socorro, dependem de um ser humano para conseguir condições dignas de vida, enquanto os humanos muitas vezes se negam a ser auxiliados quando não traem aqueles que lhes deram a mão. Se não concordar comigo, não leia esse blog, essa história vai se repetir muitas vezes...
Estamos realizando uma parceria com a Patram (Pelotão de Patrulhamento Ambiental da Brigada Militar) aqui da cidade - conto mais em uma publicação especial - em que os soldados dão aulas sobre direito ambiental e dos animais para a 5ª série. E uma pergunta que os pequenos sempre fazem é: como denunciar maus-tratos testemunhados? Recebi então um email com a resposta a essa pergunta e divulgo aqui:
Não deixe de denunciar maus-tratos, os animais não podem pedir socorro, seja a voz deles! Basta escrever em um papel tudo o que está acontecendo.
ESCREVER em cima NOTÍCIA CRIME.
Anexe junto o endereço onde está ocorrendo maus-tratos, se souber o nome da pessoa completo e acrescente fotos e nome e CPF de testemunhas que queiram
ajudar na denúncia.
Encaminhe esta denúncia ao Ministério Público (fica do lado do Fórum no Bairro Exposição).
Peça para protocolar a notícia crime e guarde o número do protocolo. Pegue um telefone para que tu possas ficar cobrando o andamento.
Tu, as testemunhas e a pessoa que está realizando maus-tratos serão chamadas em momentos diferentes.
Caso tenha medo de sofrer represálias, caso seja um conhecido ou vizinho ou pessoa perigosa, SOLICITE NO OFÍCIO QUE TEU NOME SEJA MANTIDO EM SIGILO. E fique tranquilo!
Os animais são tutelados do Estado, como diz lei federal, por isso é obrigação deles olharem pelos animais em geral.
Se o animal estiver correndo risco de morte eminente, ligue para o 190 e faça exigir os direitos dos animais assegurados em leis federais, estaduais, municipais e mundiais! Cite o artigo 225 da Constituição Federal e Decreto 4.645 art. 1o de 34 que diz que os animais são tutelados do Estado.
Se alguém se negar a atender algum caso de maus-tratos como Brigada Militar, Patram ou Bombeiros anote o nome de quem se negou e avise que vai denunciá-lo ao Ministério Público por negligência.
As denúncias podem ser anônimas.
Sinceramente, eu preferia que fosse mais fácil pois muitas vezes deixamos de fazer o que é certo por preguiça, porém quem é testemunha de maus-tratos de qualquer natureza, em especial aqueles que se repetem, tem o dever moral e cristão de fazer algo a respeito. Não deixe nada nem ninguém sofrendo, faça a sua parte e fique com a consciência tranquila!