Elas estão em toda a parte! No ambiente, no solo, na água e até no nosso corpo. Eliminá-las é praticamente impossível e nem é necessário, uma vez que a maioria delas é útil ao ser humano, ou pelo menos, inofensiva. Mas sim, existem as "malvadas", dessas a gente tem que manter distância, para isso é importante a higiene pessoal, o cuidado com os alimentos e com a água e, pasmem: não colocar a mão nas maçanetas do banheiro! Pelo menos foi isso que a 6ª série percebeu depois do nosso experimento, nos lugares que parecem mais improváveis, a contaminação é grande! Haja bactérias!
Aqui está o resumo do experimento e os resultados:
Para ver uma colônia de bactérias, vamos dar uma casinha pra elas!
Você vai precisar de:
• Um pacote de gelatina incolor;
• Um tablete de caldo de carne;
• Água;
• Um pote pequeno de plástico;
• Um cotonete;
• Bactérias!
Mãos à obra!
Para começar, dissolva o caldo de carne conforme a recomendação da embalagem. Coloque-o em uma xícara de chá e deixe-o descansar um pouco. Em seguida, dissolva a gelatina do jeito recomendado no pacote.. Misture a gelatina com o caldo de carne e despeje tudo no pote plástico, até, mais ou menos, um centímetro de altura. Deixe na geladeira até endurecer.
Hora de caçar bactérias! Passe o cotonete entre os dedos do pé, ou em uma moeda, ou na sua língua. Depois disso, passe o cotonete na mistura endurecida que você preparou, com cuidado para não furar. Feche bem o pote e deixe-o fora da geladeira por três dias.
Ao final desse período, você vai perceber que cresceram coisas bem estranhas na sua gelatina. Provavelmente, ela estará cheia de placas brancas – são as colônias de bactérias!
1º lugar em contaminação: MAÇANETAS DA SALA DE AULA E DOS BANHEIROS (o povo não lava as mãos! Que nojo!)
2º lugar: Orelha (o aluno-cobaia deve ouvir música de qualidade duvidosa...)
3º lugar: Vaso sanitário (a equipe de limpeza está de parabéns!)
4º lugar: Dentes (vai um fio dental aí?)
5º lugar: Chão da sala de aula
6º lugar: Moeda
7º lugar: Mão (você acharia nojento roer a unha do pé, mas da mão, não? olha o pé aí embaixo... menos contaminado!)
8º lugar: Pé (você acharia nojento roer a unha do pé? olha ele aí embaixo... menos contaminado!)
9º lugar: Umbigo
10º lugar: Nariz
O que aconteceu?
A multiplicação das bactérias aconteceu porque a gelatina com caldo de carne serviu como meio de cultura para elas, fornecendo nutrientes para o seu crescimento. Lembre-se de que alimentos armazenados em condições inadequadas favorecem o crescimento de microrganismos, como as bactérias e os fungos. O mesmo acontece com o nosso corpo. Sem higiene, ele é uma ótima moradia para as bactérias que causam doenças! Então, lave bem as orelhas, os pés, corte as unhas, escove os dentes, tome aquele banho...
Nossos renomados cientistas, responsáveis pela experiência e por lavar todas as placas de Petri depois de acabá-la! Parabéns! Profissionais do início ao fim!
O relatório da aula prática, em desenhos, caprichadíssimo!