Mais um ano letivo iniciando. Diferente de outros anos em que minhas férias foram dedicadas ao cuidado à casa, ao currículo ou à doação de animais abandonados, nas últimas férias fui egoísta (ou justa!) e tirei todo o tempo que me deu vontade para cuidar de mim e de coisas do meu interesse pessoal. Não que a casa, a profissão e os animais que ajudei não tenham sua importância na minha vida, mas pela primeira vez em cinco anos, a prioridade das minhas férias fui EU! E foi ótimo, retornei às atividades com um pique total, cheia de vontade e de ideias. Então nesse ano espero ter muitos trabalhos e projetos bacanas para divulgar aqui.
Começo contando um pouco sobre as primeiras aulas da 7ª série. O conteúdo dessa série é muito legal: corpo humano! É interessante e divertido aprender sobre a maravilhosa e incansável máquina que nos mantém vivos, independente de nossos esforços para tal.
Sempre começo o ano falando um pouco sobre as células, suas organelas, suas funções em nosso organismo, etc. Mas antes disso tenho trabalhado um pouco da história da Medicina e sua evolução ao longo dos anos, nada muito complexo, é mais uma conversa com a turma sobre como nasceram as práticas médicas, contando as curiosidades do tempo em que se operava sem anestesia, do tempo em que não havia incentivo ao estudo sobre o corpo humano que era considerado um mistério insolúvel. Para ilustrar o cenário da época conhecemos a história de Andreas Vesalius, importante estudioso e ilustrador que roubava corpos de cemitérios, hospitais e universidades e ocultava em seu quarto, a fim de entender e ilustrar as estruturas que formam nossa incrível máquina. Esse assunto desperta o interesse dos alunos e os coloca a par das dificuldades que se necessitava transpor no passado para ter acesso ao conhecimento, hoje tão valioso e amplamente divulgado.
Para que o personagem seja entendido e incorporado à vivência da turma propus a eles a tarefa de realizar um estudo anatômico de uma parte do corpo utilizando as regras desenho científico (fiel à realidade), o que segundo eles é difíl de se fazer... Mas os resultados foram muito interessantes e nos levou à imaginar o que passou Vesalius na sua época, uma vez que seus estudos anatômicos eram realizados em corpos muitas vezes em adiantado estado de putrefação... Éca!
Trago alguns dos trabalhos para compartilhar com vocês:
Pode ser coisa de profe-coruja, mas achei os trabalhos dignos de artistas! Até porque o escaneamento apagou detalhes e diminuiu a qualidade dos desenhos. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário