quarta-feira, 6 de abril de 2011

O começo tem que ser legal!

O início do ano letivo tem que ser prazeroso tanto para o educando quanto para o educador. Afinal, durante as férias deixamos nosso cérebro "de molho", e ele precisa de ajuda para retomar o ritmo. Isso é explicado pela neurociência (tô adorando minha pós!), e pela prática: quem nunca teve uma pane cerebral depois de passar muito tempo exigindo concentração e raciocínio da sua cuca?! E além dele te ajudar a aprender sobre equinodermos, frações e adjetivos, o coitado ainda tem que te lembrar constantemente de respirar e regular outras funções vitais!
Por isso, nas primeiras aulas do ano, sempre faço uma atividade de revisão dos conteúdos da série passada com uma brincadeira de adivinhas. Funciona assim: um colega vai para o quadro com uma ideia na cabeça e um giz na mão, ele tem um tempo determinado para tentar representar em desenhos aquele conteúdo estudado no ano anterior, e o seu grupo tem que adivinhar para marcar ponto. Todos se divertem, revisam e dão o empurrãozinho que o cérebro precisa para encarar com todo o gás o ano que se inicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário